top of page

Fundação do Livro e Leitura anuncia agenda cultural para outubro

  • Foto do escritor: Marília Campos
    Marília Campos
  • 4 de out. de 2023
  • 2 min de leitura
Atividades são abertas e gratuitas, em formatos presenciais e online, e contemplam públicos e interesses diversos

O tradicional Sarau dos Médicos abre a agenda de eventos do mês de outubro da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto. A atividade acontece nesta quarta-feira, dia 4, às 20h, na sede da instituição (rua professor Mariano Siqueira, 81, Jardim América).


Sarau dos Médicos esteve na agenda cultural de setembro. (Foto: Divulgação/Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto)

No sábado (7), às 10h, acontece o encontro Resenha Preta, atividade destinada à discussão de temáticas que envolvem a população negra, a partir de produções literárias diversas.

O tema em debate em outubro é "Feminismos Negros e o pensamento de Lélia González", com participação da jornalista, escritora e consultora de comunicação antirracista, Monique dos Anjos, que atualmente pesquisa gênero, raça e classe, com recorte para mulheres negras e comunicação. Em paralelo, Monique atua como consultora antirracista em empresas e instituições de ensino alinhadas aos preceitos de ESG e equidade racial e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. A mediação será de Neide Fantini e Maitê Gomes.

Pioneira em tudo o que realizou, a mineira Lélia González – autora que abordada nessa edição do Resenha Preta - tornou-se referência em estudos de gênero, raça e classe no Brasil, na América Latina e no mundo. Filósofa, antropóloga, escritora e ativista, Lélia ajudou a fundar o Movimento Negro Unificado (MNU) e é considerada uma das principais autoras do feminismo negro no país. A atividade também acontece no formato presencial, na sede da Fundação do Livro e Leitura.

No mesmo sábado, às 18h, o Cine Fórum apresenta o longa "Carrie, a estranha", clássico filme dirigido por Brian de Palma, em 1976. Baseado no livro homônimo de Stephen King, a produção é considerada uma das melhores adaptações do romance e recebeu duas indicações ao Oscar (melhor atriz e melhor atriz coadjuvante). Os Gêmeos do Cinema (André e Marcos de Castro) conduzem o bate-papo após a exibição, que também será na sede da Fundação do Livro e Leitura.

Encerrando a programação do mês, o Clube do Livro acontece no dia 21/10, (sábado), às 16h. O destaque é o livro "O verão em que mamãe teve olhos verdes", da escritora moldava Tatiana Tîbuleac, traduzido por Fernando Klabin.

Ganhadora do Prêmio Cálamo e do Prêmio de Literatura da União Europeia, ambos em 2019, a obra apresenta potente força narrativa ao escolher personagens desajustados e sedutores para criar um romance inusitado e ácido, porém profundamente terno, sobre a necessidade de amar e de ser amado. Atividade tem coordenação da biblioteconomista Gabriela Pedrão e será no formato on-line, pela plataforma Zoom.

Comments


bottom of page