top of page

Onda de calor atinge o Brasil e temperaturas podem chegar a 45º

  • Foto do escritor: Marília Campos
    Marília Campos
  • 19 de set. de 2023
  • 1 min de leitura

Nas próximas semanas, o Brasil deve receber uma onda forte de calor e a temperatura pode atingir 45°C. De acordo com o Metsul Meteorologia, o pico de calor deve acontecer entre a sexta-feira (29/9) e segunda feira (2/10).


Enquanto isso, um bloqueio atmosférico impede a chegada de frente frias comuns, para esta época do ano. O inverno brasileiro ainda não chegou ao fim, mas nos últimos dias as temperaturas foram elevadas em grande parte do Brasil.


Conforme a MetSul Meteorologia, a onda de calor deve bater recorde em várias regiões e até o momento o maior já registrado nos termômetros brasileiros foi de 44,8° em 2020 na cidade de Nova Maringá, no Mato Grosso.

Relatório da MetSul indica aumento da temperatura no país (Foto: Divulgação/MetSul)

A população deve permanecer atenta aos cuidados necessários para enfrentar o calor rigoroso. A hidratação constante é recomendada, além do uso de roupas leves e a proteção contra a exposição direta ao sol. As autoridades de saúde recomendam evitar atividades ao ar livre durante os picos de calor, normalmente entre as 10h e as 16h.


Previsões por região

Ao Centro-Oeste do país as maiores temperaturas devem ocorrer no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, com 43°C a 45°C. Nessa região, o período seco costuma ser mais quente


No Norte, especialmente no Tocantins, Rondônia, Pará e Amazonas, as temperaturas devem ficar na casa dos 40°C. No Sudeste, pontos do Rio deJaneiro e a região do Triângulo Mineiro devem registrar o mesmo valor.


O calor atinge alguns estados do Nordeste como Maranhão, Piauí e Oeste da Bahia com aproximadamente 40°C. Já no Sul, a onda de calor deve ocorrer no interior de Santa Catarina e no estado do Paraná.

Commentaires


bottom of page