Túnel da Avenida Nove de Julho é inaugurado em Ribeirão Preto
- Marília Campos
- 8 de set. de 2023
- 3 min de leitura
A obra é uma das mais importantes para o programa de mobilidade da cidade
O feriado de Sete de Setembro marcou a inauguração do túnel ‘José Bonifácio de Andrada e Silva – Patriarca da Independência’, o primeiro de Ribeirão Preto. Na presença de autoridades, houve uma cerimônia festiva e a liberação do túnel. A obra que durou cerca de três anos para ser concluída possui 381 metros de comprimento e abrange praticamente quatro quarteirões.
O túnel começa na Avenida Independência, na altura da rua Bernardino de Campos, passando por baixo da Nove de Julho, e termina na Avenida Presidente Vargas, entre as ruas João Penteado e Eliseu Guilherme. A construção agregou uma nova configuração à paisagem do entorno, fortalecendo o cenário de cartão-postal criado pela emblemática Nove de Julho, que está em obras e será completamente restaurada, além de ganhar corredores de ônibus nos dois sentidos.
A estreia do túnel foi feita pelo prefeito Duarte Nogueira, junto com Lafayette de Andrada, a bordo de um Fordinho 1931, conduzido pelo presidente do Faixa Branca Clube do Carro Antigo. Atrás deles, uma fila de automóveis, também antigos, passaram pela obra.

Dentro do túnel, a iluminação artificial fica por conta dos 119 projetores de led de 85w e de 120w distribuídos ao longo da área. A iluminação natural é feita por duas claraboias instaladas na Praça Salvador Spadoni, que também levam ventilação ao túnel. A área interna conta com sistema de combate a incêndio, drenagem de águas da chuva, caixa de detenção de 300 metros cúbicos e passarela de segurança de 1,2 metro de largura, com gradis de proteção.
A pista é única, dando passagem a um veículo por vez. Com isso, o projeto evitou a desapropriação dos prédios do entorno e garantiu a fluidez ao trânsito que uma obra de arte desta natureza proporciona – sem os semáforos, as esquinas e os retornos que eram necessários para o motorista que quisesse se dirigir à Avenida Presidente Vargas, agora interligada à Avenida Independência.

A estimativa é que o trecho do entorno do túnel receba diariamente 48 mil veículos e 19 mil passageiros de ônibus. A obra se torna imprescindível para o programa de mobilidade iniciado pela prefeitura em 2017.
Para a construção, a praça Salvador Spadoni, localizada acima do túnel, foi totalmente desfeita e, depois, reimplantada no mesmo local. O espaço ganhou 13 bancos e duas mesinhas de cimento, iluminação mais eficiente, além de novas mudas de árvores e flores.
Com custo de R$ 27.185.960,56, a obra incluiu, além da construção do túnel e da praça, a restauração completa de um quarteirão da Nove de Julho, localizado entre as avenidas Independência e Presidente Vargas, em frente à praça Spadoni. O asfalto deste quarteirão não é tombado e foi retirado para a instalação de outro mais eficiente para suportar o impacto dos ônibus. O canteiro foi refeito como o original, com mosaicos de pedras brancas e pretas formando desenhos de ondas.
O túnel é uma das 30 obras inclusas no Programa Ribeirão Mobilidade. Dessas, 19 já estão prontas, incluindo seis dos 11 corredores de ônibus previstos. As obras ainda contemplam a construção de pontes, viadutos, pontilhões, passarela de pedestre, mais de 40 km de ciclovias e outras, cujas metas são reduzir os pontos críticos do trânsito, além de permitir as ligações entre os corredores. O programa também inclui recapeamento completo em todas as regiões do município e, até o final deste ano, a prefeitura prevê o recapeamento pleno de outros 50 km de vias.
Comments